Shawn's Cronics

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Minha primeira crônica para o blog...espero q gostem


Eras, uma vez

Quando se fala em wrestling, logo vem á cabeça três letras, WWE. Pudera, a número um no mundo, tendo por lá passado algumas as maiores lendas do esporte. Mas hoje, apenas outra federação pode, um dia, ser a nova número um, a TNA. Nossa. Pensar que o tempo passou e a empresa de Vince conseguiu tanto sucesso entre várias federações que existiram.

Era NWA


Uma das federações de wrestling mais antigas em funcionamento. Criada em 1948 para controlar o pro-wrestling. Antes de sua fundação por Paul “Pinkie” George, existiam várias pequenas organizações regionais com o seu “World”, mas não passava de uma coisa regional. Então, para melhor reconhecimento, a NWA (National Wrestling Alliance), para tentar fazer o campeão mundial ser mesmo reconhecido mundialmente. Mas também acabou unificando várias dessas companhias, com seus títulos. As que não foram unificadas ganharam um certo território para o desenvolvimento do wrestling, e sem algum outro membro da Alliance entrasse nesse território para o mesmo propósito, seria expulso.
O sucesso era bom, tanto que foi a primeira televisionada. E caso os espectadores cansassem de um certo wrestler, este era mandado para outro território, e lá conseguir sucesso.
Mas nem todos gostavam de ser federações dependentes. Queriam mais sucesso. Por essa causa muitas se desvincularam e tentaram sucesso “solo”. Algumas se deram bem, outras fecharam.
Mas tudo começou a baixar. A fama, o dinheiro, os espectadores e a vontade. Das vinculadas, não resta quase nenhuma.
Hoje é conhecida como National Wrestling Association e é vinculada a Total Nonstop Action Wrestling (TNA).

Era WCW


Década de 90, a World Championship Wrestling ou WCW, ganha um novo dono e conta bancária, Ted Turner. Contrato do wrestler acabou? Ted tem a solução.
Contratos milionários e com isso, lendas com a mesma rota, chamada WCW. Hulk Hogan, Ric Flair, Sting, Goldberg, Eddie Guerrero entre outros já lutaram nestes ringues.
Em 1994, terminado o contrato com McMahon, Hulk Hogan, recebe uma proposta irrecusável de Ted. Uma das maiores lendas do wrestling muda de federação. Pra piorar, em 1995 é criada a Monday Night Nitro, o show da WCW de segundas, no mesmo horário da Raw is War.
Idéia fascinante. Diesel e Razor Ramon seguem o mesmo caminho de Hulk, e lá os três se juntam, fazem hell turn e criando a nWo. Hogan, Kevin Nash (Diesel) e Scott Hall (Razor Ramon) viram febre. WWF começa a perder seriamente nas audiências. O quê fazer? Ajoelhar e chorar ou dar o troco? O quê fazer se já se pensava na extinção da WWE e o futuro chamando-se WCW?
Foi escolhido o troco. Criar um rival para a nWo. É criada a era WWF Attitude e junto a Degeneration-X. Mas a nWo era febre, não havia wrestler que dissesse “Não quero ser da nWo”. E com isso foi criada “novas” nWo’s, confundindo a todos.
Mas o tempo passou e a WCW continuou na mesma e a WWF mudou completamente. Novas lendas surgiram.Mas apenas na WWF, já que os velhos conhecidos da WCW estavam lá, sempre com a mesma baboseira, cansados, e...chatos.
A audiência caindo e a federação ruindo. Público não agüentava mais a monotonia de Ted e Cia e mudavam de canal para ver o verdadeiro futuro do wrestling, a World Wrestling Federation.
Março de 2001, adeus WCW. Acabou, terminou, cinzas restam. Wrestlers, um grupo pra um canto, outro pra outro canto, os que ficaram no meio disseram BASTA. Mas Vince McMahon queria mais. “Quanto custa a WCW? Eu compro!”. Sim, Vince fechou tudo com chave de ouro. Comprou a rival e ainda forçou Ted Turner ir a Raw is War para assinar o contrato. E junto com a compra, vieram também wrestlers, como Goldberg.
O nome WCW foi usado até setembro do mesmo ano, numa feud entre Vince e seu filho, Shane. Onde Shane comandava a WCW.


Era ECW



Considerada por muitos o verdadeiro pro-wrestling. Nunca se ouviu tantos “OH MY GOD” na história. Fãs leais, que levaram a companhia para cima.
Hardcore, Extreme Rules, nasceram aí. Sem lágrimas, apenas sangue e suor. As maiores lendas hardcores passaram por aí: Terry Funk, Sabu, Sandman, entre outros.
Tudo começou em 1992 com a criação por Tod Gordon. Mas no princípio não se chamava Extreme Championship Wrestling, mas sim Eastern Championship Wrestling ligada a NWA, National Wrestling Aliance. O primeiro NWA Eastern Championship Wrestling Heavyweight Champion foi nada menos do que Jimmy “Superfly” Snuka, que derrotou Salvatore Bellomo num one-on-one match após terem ganho em battle royals diferentes para determinar os finalistas.
Mas tinha algo que não estava certo, Paul não estava feliz, apesar da ECW crescendo cada vez mais. Sim, era isso, era a NWA, ele não gostava da idéia de ser vinculada. Resolveu, por vários meios, retirar a ECW de lá e deixá-la independente. E conseguiu, e junto, mudou o nome para Extreme Championship Wrestling.
Era um sucesso. Mas Tod se sentia cansado e resolveu deixar a empresa nas mãos de seu “braço-direito”, o booker Paul Heyman.
Em 1997, 1998 e 1999, a WWF e a WCW tremeram. A audiência era muita, o sucesso tremendo. “ECW, ECW, ECW” era ouvido pro seus leais fãs.
Mas tudo que é bom acaba. Contas e mais contas. Paul não conseguiu segurar.
Em 2001, a ECW acaba, com a declaração de falência. Segundo muitos, o pro-wrestling morreu neste exato momento.
Morreu? Fanáticos ainda gritavam “ECW, ECW, ECW”. Corações despedaçados e também houve registro de suicido.
A WWF compra a ECW. Será uma luz no fim do túnel? Não, McMahon apenas a compra, mas não tenta reerguê-la.
Toda geração de fãs, sangue, suor e vidas foi relembrados num DVD que a WWE (antiga WWF) lança em 2004. Foi um dos DVD’s mais vendidos na história da World Wrestling Entertainament.
Ano de 2006, um anúncio é feito. A WWE ganha uma nova brand. Seu nome? Extreme Wrestling Championship, e junto um PPV, o ECW One Night Stand. Será? O retorno do pro-wrestling? Fãs se amontoam para assistir. Pouco tempo depois, no One Night Stand, ginásio lotado. Wrestlers da WWE, como John Cena e Rey Mysterio vaiados intensamente. Até jogaram, duas vezes, a camisa de Cena de volta ao ringue. Mas todos gritaram, e muito, quando Rob Van Dam executa o seu finisher em Cena e conquista o WWE Championship.
Hoje, é uma brand criticada. Parece mesmo que a ECW morreu em 2001. O extremo parece não existir mais. Uma brand com muito pouco valor. Mas será que um dia, tudo voltará? Espero que sim.


Era Hoje

Para finalizar, quero dizer algumas coisas. Muitos irão pensar, “ele escreveu uma história e não uma crônica”, mas não. Queria mostrar que o passado, por muitos esquecidos, transformou o pro-wrestling e que parte do que escrevi, foi crucial para o mundo wrestling que conhecemos.
O futuro, pode ser tanto TNA ou WWE, mas o que interessa que eles devem, muito, ao passado.
Se olhares no Youtube, os Maiores Momentos do Wrestling, verás que não tem apenas WWE ou TNA. As lendas não nasceram lendas, mas lutaram em busca dele e hoje estão eternizados, tanto lá no fundo da memória ou do coração.

13 comentários:

Anônimo disse...

parabens adorei, gente me add msn, will.c_costa@hotmail.com

Anônimo disse...

bela cronica,mas vc cometeu apenas 2 errinhos,vc escreveu Extreme Wrestling Championship(EWC)na verdade eh ECW,e num paragrafo,em vez de Tod vc pos Paul



tirando esses errinjos,bela cronica,mto bom saber sobre as eras NWA e ECW!!

J.G disse...

eita
malz
eh a mente agitada =S

RS Bogo disse...

Grande estréia Shawn, uma boa crônica para iniaciar sua atuação aqui no WM.

Na luta do Cena com o RVD a camisa foi jogada de volta 4 ou 5 vezes e realmente os fãs da ECW eram extremos como o nome da federação, são mais fanáticos que a torcida do Flamengo.

E amanhã tem SCSA 3:16 #2 :D

Unknown disse...

Começo bem em kra


Como o otro dic os fãs da ECW sao mais loko q os do flamengo
ksaopksapoksa

AntiVida disse...

Muito bom Shawn, sempre soube que se sairia bem por essas bandas.
E teve uma boa estreia
Espero pelas próximas edições.
Vlws

Anônimo disse...

Muito bem escrito. Sensacional.

Unknown disse...

c eles fossem mais fanaticos q a torcida do Corinthians eles iam quebra td por la ;)

Anônimo disse...

quando vai c postado a smack down de amanha????

Anônimo disse...

provavelmente a smackdown de amanha vai ser postada amanha

Anônimo disse...

soh nun é masi besta pq nun dah

Anônimo disse...

mto bom cara

continue assim

Johnny disse...

Parabéns Shawn, boa cronica cara...sorte nas cronicas, torço por você ;)

 

Wrestlemaníacos 2009 ©