Na Teia do Aranha #2

segunda-feira, 18 de maio de 2009


Fala galera! Aqui estou de novo com mais uma crônica para vocês. Agradeço as pessoas que me mandaram e-mails na semana passada com críticas e sugestões. Saibam que todas elas foram lidas e serão levadas em conta. Querendo fazer o mesmo, mande para joaoaranha@gmail.com e comente aqui no blog também.

Como ler? É só clicar no "+". Espero que aproveitem.

Abraços!


“A bomba silenciosa”

A partir do momento em que um fã de wrestling começa a ver os shows de sua federação favorita, um dos questionamentos mais visíveis é quanto ao corpo dos lutadores, afinal, uma boa parte deles possui uma musculatura super definida e, esmo que muitos falem que pensaram que aquilo é resultado de musculação diária e do esforço por parte dos lutadores, não há como negar que aquela pontinha de dúvida sobre o uso ou não de esteróides anabolizantes também surge na cabeça que quem vê.

Para quem não sabe, os esteróides anabolizantes (ou somente anabolizantes) são uma categoria de esteróides que geram estimulação do crescimento celular, especialmente de celular ósseas e musculares. É utilizado no tratamento de alguns tipos de câncer e AIDS. Mas, infelizmente, há o abuso por parte de muitas pessoas, especialmente os praticantes de esportes, mesmo sabendo que é totalmente proibido pelas leis esportivas, pois pode gerar vantagem competitiva.

Em 1992, a WWE passou por sérios problemas devido a uma acusação de um médico da casa que alegou que os lutadores da federação recebiam doses de anabolizantes. O próprio presidente da compania, Vince McMahon, assumiu o uso, mas disse que o fazia, pois era permitido na época e que não obrigava os seus funcionários a fazer uso dele. Poderia citar alguns casos de lutadores que já assumiram usar anabolizantes, como Lex Luger, Mr. Perfect, British Bulldog e Chris Benoit, mas isso seria apenas jogar a culpa em apenas uma federação, e esse fato acontece em todas as federações do mundo. Não há política de bem-estar que impeça que, vez ou outra, algum lutador seja pego em exames anti-dopping por uso de substâncias ilícitas. Se entrássemos no mundo das drogas mais ilícitas, esse pensamento seria quase que infinito, pois são milhares de exemplos. Eddie Guerrero é um dos mais famosos da lista de lutadores que entraram nesse mundo.

O questionamento principal é: o que se passa na mente de alguém que se presta a usar tal substância? Qual o desejo do lutador em colocar tais coisas em seu corpo e não consegue refletir sobre a conseqüência disso? Dentre as várias vertentes de pensamento que podem ser geradas, duas são bem fortes, especialmente nos dias atuais.

A primeira é a extrema pressão a qual os lutadores são submetidos. E quando falo sobre pressão, coloco todos os agentes que causam isso: exigências da federação a qual o lutador participa, risco de lesões, excesso de shows, receio de críticas tanto por parte dos fãs quanto por parte da mídia especializada, etc. E quando se citam as federações independentes de wrestling, aí é que a coisa se torna mais ampla, pois nesse tipo de grupo, não basta lutar o suficiente para estar lá, mas tem que dar mais do que tem para sobreviver nela e chegar ao topo. Ou vocês acham que todos os wrestlers do mundo vivem um conto de fadas?

A segunda vertente é sobre as relações entre o lutador e o seu corpo. E nesse ponto é importantíssimo parar e pensar sobre uma pergunta: como vocês acham que a maioria dos lutadores conseguia manter aqueles moldes de corpo extremamente musculosos? Tente pegar vídeos ou listagens de federações nos anos 70/80 e perceba que eles se dividam em dois lados: os grandes e gordos ou os grandes e musculosos. High-flyers mais magros como os que vemos atualmente? Existiam sim, mas eram na sua maioria massacrados, porque o que valia era a força do cara que tinha mais músculos. Felizmente, os anos 90 chegaram e com a constatação do uso dessas drogas ao mundo, muito começou a ser feito pelas federações para acabar com isso, pois isso começou a trazer uma má impressão sobre a federação que possuía usuários de esteróides e, conseqüentemente, a perda da credibilidade dos fãs para ela.
E nessa época que vivemos, ainda aparecem casos esporádicos de lutadores que fazem uso ou que assumiram somente agora que fizeram uso disso, mas que estão arrependidos. O dinamismo das notícias e uma maior cobrança de qualidade por parte dos admiradores de wrestling fazem com que as políticas de bem-estar sejam mais rígidas do que nunca, tornando os grupos das federações muito mais heterogêneos, atraindo os olhares do público e mostrando que acima de qualquer anabolizante que possa ser usado, os fatores fundamentais que levam a um lutador a se tornar um campeão são competência, habilidade e uma pitada de sorte. E usar de trapaça (pois não há outro modo de descrever algo que lhe faça ter uma vantagem ilegal) não traz competência a ninguém.



7 comentários:

Eder disse...

maneiro,mas só uma duvida:o brock lesnar já usou isso?

Alan Vinicius disse...

A questão do uso de EA's dentro da WWE é muito simples, EA'S não servem apenas para ter um corpo grande e trincado, certos EA's como Oxandralona, serve para aumentar a força, e certos golpes não precisa apenas de técnica para serem executados, como o AA (antigo F-U do John Cena), vocÊ acha que algm como Ric Flair, the nature boy, onde diz que nunca usou EA's (eu acredito nele, pois ele nunca teve um corpo "freaky", linguagem utilizada na minha academia, como o de Batista, John Cena, Brock Lesnar e etc.) vc acha que Flair mesmo no auge da sua carreira conseguiria aplicar um F-U no Big Show de hj em dia?
Ou até um simples Tombstone Piledriver de Undertaker, necessita de força, pois qualquer erro o seu adversario cai de cabeça no chão e causa uma séria lesão.
Bom, é praticamente impossivel imaginar o wrestling de hoje em dia sem os EA's, e com certeza ele nunca vai deixar de estar presente nos roosters de WWE e TNA.

PS: sim, eu ja usei EA's :(

Y2J disse...

Consequencia sem trema agora ! :D

Marcello Franck disse...

Muito Boa a sua cronica Aranha... Realmente o uso de Anobolizantes tem dado muita dor de cabeça para o Tiu Vince... Isso é mais normal do que parece.

ragcosta disse...

maneiro

Gustavo Lima disse...

cronica legal

mas revÊ aí , Backlund , Muraco ou Graham não tinha cara de usar anabolizantes nãO?

E A Pança do iron sheik

Abre Aspas disse...

eu tenho duvidas sobre anabolizantes pq pelo oq eu saiba eles apenas servem para aumentar o tamanho dos musculod e naum garantem forca um cara como o john cena q malha pesado desde os 14 anos teria condicoes d aguentar o big show na minha opiniao + naum tenho mto certeza

 

Wrestlemaníacos 2009 ©