Na Teia do Aranha #5

segunda-feira, 8 de junho de 2009


Tudo bom, pessoal? Mais um pensamento aqui para vocês discutirem sobre ele. E agradeço as opiniões de todos, tornando o debate mais interessante. Por favor, como sempre, peço que junto aos comentários, dêem sugestões para próximas crônicas, ok?

O texto, como sempre, aparecerá clicando no nosso digníssimo "+".

Abraços!


“Olha quem está chegando”

Um dos maiores fatos que ocorrem no wrestling mundial é o de que a WWE está perdendo audiência para outras federações. Podem vir muitos fãs falarem que “isso é impossível” ou que “a federação do tio Vince será sempre imbatível”, que isso continuará a ser uma mentira descarada. É só ver as médias de audiência que dá pra se ver claramente que duas federações estão tomando seu espaço sorrateiramente, mas dignamente nesse mercado: a TNA e a ROH.

A Total Nonstop Action Wrestling (TNA) surgiu em 2002 a partir da ousadia de Jeff Jarrett e de seu pai, Jerry Jarrett e, como a maioria das coisas do mundo, sofreu em seus primórdios com a falta de recursos. Porém, aos poucos, foi ganhando a confiança de alguns patrocinadores e de um público que se torna crescente tanto nos EUA quanto fora dele. As suas inovações, tanto quanto ao formato do ringue, que é hexagonal, quanto a algumas regras, sem contar o fato de que muitos bons lutadores (Samoa Joe, Sting, Kurt Angle, Mick Foley, A.J. Styles...) se encontram por lá, pois a maioria recebeu uma carta branca para ousar maior do que na WWE atual, que dá um freio nesse tipo de situação.

A Ring Of Honor (ROH) é uma federação fundada também em 2002 por Rob Feinstein, na qual sempre se manteve o ar de uma federação independente, onde vários lutadores podem mostrar sua habilidade de modo mais sensacional, com aquela proximidade com o público difícil de se ver em outros lugares. Possui também um plantel de respeito, com Bryan Danielson, Nigel McGuiness, Jerry Lynn, Kenny Omega, Colt Cabana, dentre vários. Começou a transmitir seus programas em Março desse ano de 2009 e surpreende por estar se disseminando mais rapidamente do que previsto.

Obviamente existem outras federações por mundo afora, mas essas duas estão se destacando por mostrar ao mundo que com força de vontade, garra e, principalmente superação, podem mostrar um show de boa qualidade para o público que já os acompanham e ganhar a simpatia e admiração de novos adeptos. É de se admirar e respeitar o que eles fazem. Assisto as duas federações (especialmente a ROH) e é notória a evolução das duas em todos os quesitos, o que me deixa feliz, por poder ter outras opções de qualidade em wrestling para nós, fãs desse esporte.

Enquanto escrevia essa crônica, mostrei ela a meu pequeno primo de 11 anos, que ainda dá seus primeiros (e espero que duradouros) passos nesse mundo da luta livre profissional, e ele me fez a pergunta que é o cerne da discussão: “o que falta a essas duas que a WWE tem?” Fiquei pensando no que responder, passando em minha cabeça várias suposições. Então, começamos a ver alguns shows das três federações e a coisa foi clareando, me fazendo chegar a dois pontos que unem todos os outros que levam esse questionamento.

O primeiro é a tradição. Você pode berrar diante do seu computador, mas não há como negar que uma federação de wrestling que possui mais de 50 anos e que proporcionou e continua proporcionando momentos históricos possui uma carga de respeito muito grande por trás dela. Foi e é levada a mão de ferro até os dias atuais e conseguiu atravessar as barreiras do nicho do próprio esporte, sendo e gerando ícones pop impactantes, o que é vital para a sobrevivência de um negócio do tipo.

E o outro ponto é o glamour. Qual pessoa que é inserida nesse mundo nunca se imaginou sendo anunciado, entrando no ringue, com direito a música-tema, vídeo no titantron e taunt, com a galera berrando (ou vaiando, caso prefira ser um heel) seu nome? Os lutadores de outras federações podem até negar convites da WWE para lutar, por quererem fazer as coisas mais à vontade, dentre outros quesitos, mas saber que você pode ver seu nome e foto estampados em camisetas, bonecos, vídeos, dentre várias outras coisas, além da fama que vem com isso, faz qualquer um parar e pensar seriamente nisso.

Mas, mesmo com esses dois fatores pesando pro lado da WWE, ela tem que olhar muito bem o seu retrovisor, pois já tem gente atrás dela pegando o vácuo, e se a coisa começar a desacelerar do jeito que está acontecendo em alguns setores da empresa, daqui a mais alguns anos, as coisas estarão bem mais difíceis para ela. E isso é ótimo para nós que gostamos de wrestling, pois a concorrência obriga a renovação. E a renovação tem que ser pra melhor, sempre. Garantia de longos anos de bons shows para nós.


11 comentários:

Guerrero disse...

foi legal e tudo mais, só que assim, você fugiu um pouquinho do tema que era falar mais aprofundado na ROH e TNA, entaum vai uma dica, fassa na próxima crônica explicando um poco da história de cada uma e momentos que marcaram-nas

Christian disse...

Boa postagem !!!!

Christian disse...

Só tenho 10 anos e acompanho o blog desde Outubro do ano passado com meu irmão de 12 João .

Unknown disse...

falou "bunito"

jhonny_rey_mysterio disse...

A WWE demitiu o Umaga,,,
demitindo wrestlers mto bons
a ROH fez um fatal 4 fay mto bom e uma luta de tag em uma tables match tbm
a tna está crescendo cada vez mais eo rating subindo se a WWE nao se cuidar o rating da tna vai passar....
[ainda nao vi a cronica vou ver depois]

Unknown disse...

eles nao tao crescendo a wwe q ta ruim
se acompanhasse outras coisa saberia que varias feds tambem cresceram como a dragon gate chikara

se axa a roh uma maravilha agora eh pq nao viu ela em 2006 e 2007 q era muitooooooo melhor q hoje

goldberg23 disse...

olha oq esta acontecendo a TNA ela se preucupa muito com os Fãs vc pode ver eles estão dando descontos contratando novos lutadores o tempo todo tentando eles fazem com q todos q trabalham na TNA se esfoçem ao maximo so para q vc nao se arrependa de ter gastado seu dinhero com eles

ragcosta disse...

é pfff vo te que adimitir a tna vai passar talvez mas eu ainda acho meio difícil porque sabe a wwe acho que ela vende mais coisas como camisetas,bonecos essas coisas mas e só para ganhar dinheiro mas uma coisa a wwe é melhor o jogos que ela faz vai dizer que a wwe não é melhor de fazer jogos como o wwe svr 2009 o jogo foi mehlor do que o tna impact que eu já joguei eu não achei muito legal não mas é verdade que a wwe só liga para dinheiro

ragcosta disse...

*melhor

Gesta roots disse...

roh = ecw
nao por causa das lutas ''extremas'' mais por ser um federação meio que independente ,

tna = wcw
por pegar grandes wrestlers da wwe

Abre Aspas disse...

otima cronica desde d que vc começou a escrever eu achei essa a melhor eu concordo com vc em varios aspectos principalmente da ROH que realmente eh uma boa federaçao com bons lutadores mas sinceramente a tna eh ruim em meu conceito pq eh um cemiterio d caras da wwe eu acho quele ring mto zuado e os narradores sao pessimos e na minha opiniao elas tem d c esforçar demais para chegar aos pes da wwe

 

Wrestlemaníacos 2009 ©