segunda-feira, 15 de junho de 2009
Fala galera! mais uma Segunda e mais um pensamento para vocês aqui no nosso Wrestle Maniácos. Agradeço a todas as críticas e sugestões, pois elas são levadas em conta sempre, e peço que continuem a dá-las nos comentários. Continuem com o debate e espero que curtam a crônica. Pede com jeitinho e clica no "+" que ele abre todo o texto pra vocês, ok?
Valeu!
"Lutadores de Vidro"
Diante de toda a periculosidade dos movimentos dos lutadores de wrestling, o que faz com que a luta se torne mais atraente, uma das maiores consequências para todos que participam desse esporte são as lesões, que têm a capacidade de, atingindo o extremo, encerrar a carreira de um lutador. Aí vem alguns pensamentos sobre a avançada medicina esportiva e de que isso seria algo impossível de se pensar nos dias atuais, até porque nós já vimos exemplos de esportistas em outras modalidades que imprimiram em si recuperações incríveis de problemas bastante graves. Porém, isso persiste em acontecer e a última vítima de uma recuperação mal feita foi Batista. Mas ele não foi e do jeito que as coisas andam, não será o último da fila. Então, por que será que isso ocorre?
Existem três correntes de pensamento que geram as opiniões principais sobre esse assunto:
a primeira se refere ao psicológico dos lutadores. E isso é algo que vou repetir e levantar a bandeira sempre que se falar em saúde de qualquer área, porque quando a mente do lutador está focada, relaxada e confiante, torna tudo que acontece mais fácil, inclusive no sentido de recuperar o atleta. Não existe lutador no mundo que gosta de ficar parado, numa sala de fisioterapia, com uma tipóia ou sendo submetido a intensos exames, enquanto observa seus companheiros ganhando títulos. A necessidade de um trabalho com esse lutador em recuperação é fundamental, para que não ocorra uma volta antes do esperado e a volta desse mesmo lutador ao hospital.
A segunda linha de pensamento refere-se ao uso de drogas ilícitas e esteróides. São dois problemas que geram textos gigantescos (inclusive eu já tendo falando dos esteróides a algumas semanas atrás) e persistem em aparecer. Porém, algo que já tinha sido falado antes e que é repetido à exaustão em tudo quanto é canto é a mais pura verdade: isso faz mal à saúde. Quem puder dar uma olhada no histórico de lesões de wrestlers de qualqur federação, pode perceber que a maioria das lesões é de cunho muscular. Até poderia relevar isso, dizendo que a plástica dos movimentos exige muito dos seus corpos, mas também se pensarmos que eles treinam bastante para que a musculatura seja algo forte o suficiente para aguentar os impactos dos golpes, leva a ver que tem algo errado por aí.Lembrando que os esteróides afetam diretamente
os músculos e as drogas ilícitas também afetam bastante a musculatura.
E por último temos a pressão exercida sobre os lutadores por resultados. E por que separei esse
fator? Pelo simples fato de que os dois pontos citados acima são desencadeados por esse último. Por mais que haja uma consideração e respeito por parte das federações com os lutadores, ninguém gosta de vê-los parados, pois isso significa um grande prejuízo. E, mesmo quando estão bons, os prazos, viagens e esforços a que são submetidos afetam a mente e usam de meios ilícitos para escapar disso, pois como já disse antes, ninguém está lá para lutar um dia e parar por dez meses. Os managers querem vê-los em feuds e coisas do tipo e a exigência diária para que se aperfeiçoem e se entreguem a isso é bem forte e isso pode sim facilitar
as lesões.
O que fazer quanto a isso? O ideal seria a geração de uma nova política de bem-estar por parte das federações, onde prezassem também o caratér mental dos wrestlers, aliado a uma moderna medicina, em que pudessem realmente tratar e ajudar os lutadores que tanto geram receita para eles. Porém, infelizmente, sabemos que a situação é bem diferente e se a coisa continuar desse jeito, pode prejudicar o futuro de muitas federações, pois os lutadores se tornarão cada vez mais descartáveis e o que realmente gera o problema não será solucionado.
11 comentários:
muito boa cronica voce tem razao
adorei
gostei cara
mto bom
tah de parabens
bom artigo ^^
faz 1 pros momentos engraçados do wrestling q hoje na WWE virou palhaçada sem graça xD
gostei muito da cronica, porem nao concordo com o fato de wrestlers se lesionarem por causa dos esteriodes.
esteroides fazem mau sim a saude dos wrestlers, mas não ligadas a lesoes.
a influencia de EA's em wrestlers, é apenas no psicologicos deles e no aumento de força e massa muscular.
Eu acho que os maiores motivos nas lesoes são os fatores psicologicos e a exaustiva sequencia de lutas que os wrestlers passam durante o ano, por exemplo há entrevistas de wrestlers dizendo que chegam a ficar na estrada 300 a 320 dias por ano, o que gera um stress psicologico e um cansaço extremo.
Boa man!
Todas as suas cronicas são boas.
:D
Paraéns cara, muito boa essa crônica, e Alan, acho q isso influencia sim, pois os esteróides mechem massa muscular da pessoa deixando o corpo "diferente" e isso ger problemas graves de saúde, então o wrestler ñ pode estar 100%, o q leva a achar q os esteróides mechem sim indiretamente no fator das lesões!
D+ Aranha ! Vc diz exatamente oque eu penso...
ARANHA RULES !!!!!!!!
o uso de esteroides pode causar problemas no ossos pq mtas vezes eles naum estaum prontos para aguentar o aumento de massa muscular naum ha proporcionalidad de força entre os ossos e os musculos
Postar um comentário