segunda-feira, 22 de junho de 2009
Fala pessoal! Mais um pensamento para vocês aqui nessa Segunda, e já peço desculpas de antemão caso haja alguns erros, pois, como todo estudante, também estou entrando em semana de provas e tudo fica mais tenso. Porém, a idéia é bem bacana e espero que possam gerar discussões bem legais como as que estão fazendo sempre. Lembrando que junto ao seu comentário, você pode sugerir idéias para próximas crônicas, ok?
Cliquem no "+" e bom proveito!
Abraços!
No Cair da Fantasia...
Uma tendência do mundo atual é de que todas as situações se tornem as mais próximas possíveis da realidade, afinal, vivemos em tempos em que o virtual se entrelaça cada vez mais com o q ue realmente acontece, e no meio do entretenimento no qual nos atrelamos na discussão não é diferente. E, por mais que não queiramos, somos muitas vezes atraídos, mesmo que indiretamente, para esse contexto, e conseguimos com isso, esquecer de muitos fatores que podem nos entreter no mundo da fantasia, onde o sobrenatural torna o espetáculo bem mais interesante.
Um dia, trouxe meu primo mais novo para assistir wrestling aqui em casa, a pedido dele, e
aconteceu um fato curioso: as lutas com wrestlers mais "reais" atraíam alguma atenção. Já as que possuíam personagens o prendiam de um tal modo que quase não se desgrudou da tela do computador. Essa atitude dele me levou a refletir sobre um fato muito corriqueiro e triste na atualidade da luta-livre: a quase-extinção das gimmicks sobrenaturais.
Pode até parecer estranho pensar nessa história nessa altura da minha vida, mas a solução para
que a coisa se torne mais clara é refletir como uma criança, pois também sou mais um dos vários que começou a ver wrestling pela saudosa TV Manchete e todo final de semana curtia ao extremo ver um coveiro do vale da morte lutando contra um palhaço insano ou um super-herói português contra um gigante, no melhor estilo "Davi vs. Golias". Aquilo era épico e deixava a quem via aquilo apaixonado por aquela mistura explosiva entre luta e mágica. Só que o que ocorre hoje em dia é bem diferente do que era no passado. As gimmicks que trouxeram tanta fama ao wrestling estão se extinguindo a passos largos. E existe alguma causa para isso? Bem, não sei se existe algo tão certeiro assim para se culpar por isso, mas existe uma linha de raciocínio a ser seguida que pode desencadear outras.
As pessoas crescem e, com isso, crescerm as suas mentalidades e desejos. Isso é algo que nada no mundo pode impedir, a não ser a própria pessoa. O pensamento das federações foi o de acompanhar essa geração que vinha curtindo as gimmicks mais fantasiosas desde os anos 80 e início dos anos 90 e que foi perdendo o interesse por esse tipo de lutador e querendo algo mais sangrento e degladiado, para que não pudessem perder o seu público cativo e elas começaram a ser abandonadas aos poucos a partir do final dos anos 90 para dar lugar aos "bad boys", que atraíam muitos mais pessoas naquela altura. Só que esquereram de do mesmo modo que uma geração cresce, outra surge para perpetuar aquela paixão, e os mandantes do esporte correram para tentar criar novas gimmicks sobrenaturais e fantasiosas para chamar a atenção desse novo público. Mas até agora permaneceu numa tentativa, pois pouqíssimas se salvaram, e as que se salvaram dessa nova leva permaneceram por pouco tempo por ou serem forçadas demais ou serem muito mal feitas. E como a solução mais rápida para atender a demanda, muitas das federações se colocaram com uma censura mais branda, especialmente as que são televisionadas, e com isso, recebem críticas de todos os lados.
Contamos nos dedos as gimmicks desse estilo que sobreviveram ao tempo: Undertaker, Sting, Kane, dentre alguns poucos são heróis da "resistência sobrenatural" que ainda se faz presente no wrestling. Para que esse tipo de personagem volte a habitar os ringues do mundo, é preciso que as federações comecem a rever os seus conceitos de criatividade e de equilíbrio entre a luta e a diversão que é proporcionada, pois o que será dessa parte tão bacana da luta livre quando esses poucos se retirarem de ação? Será que o wrestling só quer ser constituído de uma realidadeextremamente pura ou ainda há espaço para a fantasia nesse meio?
7 comentários:
faz tempo que naum vejo uma crônica que fale de algo novo, e que naum fique repitindo muitas outras.
parabéns
parabens.
mais tome cuidado com alguns poucos erros que podem confundir as pessoas:
cada vez mais com O Q UE realmente acontece
uma REALIDADEEXTREMAMENTE pura
poucos erros.
parabens a cronica ta otima, e como o guerrero disse:
faz tempo que naum vejo uma crônica que fale de algo novo, e que naum fique repitindo muitas outras.
a cronica podia ser de alguns golpes "perigosos" tanto quanto para o wrestler que faz o golpe ou para o que sofre o golpe
nao sei c essa ideia é boa pra vcs
Boa cronica! Como os outros disseram : "...faz tempo que naum vejo uma crônica que fale de algo novo, e que naum fique repitindo muitas outras...."
Boa Cronica ! [2] Realmente é um assunto interessante, acho que as gimmicks sobrenaturais são muito criticadas e zombadas, mas acho que quase sempre esse wrestles são melhores que o reais ...
Coloca pelo menos 1 imagem em cima do titulo para dar mais ‘‘beleza’’ a crônica, que por sinal ficou muito bom.
EXCELENTE CRONICA CONCORDO COM TODOS E ACRESCENTANDO AS GIMMCKS SBRENATURAIS SAO IMPORTANTES MAS NAO SE PODE FUGIR TOTALMENTE DA REALIDADE
VOCE PODERIA FAZER UMA RETROSPECTIVA DA WWE: O QUE OCORREU DE IMPORTANTE EM CADA DECADA OS WRESTLERS AS STABLE AS FEUDS E TODO O RESTO
Postar um comentário