Na Teia do Aranha #8

segunda-feira, 29 de junho de 2009


Fala pessoal! Mais um pensamento aqui pra vocês e espero que possa, como sempre, levar a um debate bem bacana. Lembrando que qualquer sugestão pode ser dada junto aos comentários feitos, além do e-mail joao_aranha@yahoo.com.br que respondo o mais rápido que possível, ok? Qualquer coisa, clique no nosso amigo "+" e bom proveito!

Valeu!


"Tolerar para Unir"


A pergunta geral, que normalmente é colocada depois de uma introdução, será posta agora, sem cerimônias: para você, o que é ser fã de wrestling? Falar sobre esse tema será, ao mesmo tempo, expôr um debate e convidar a quem está lendo a se "auto-debater" e autocriticar, pois poderia ficar aqui falando sobre isso por horas a fio sem ter um resultado geral. Porém, algumas constatações são certas, mas na maioria absoluta das vezes a fúria encegueirada de algumas pessoas em não admitir que isso ocorre é tão grande, que a situação desenanda e se torna uma confusão sem precedentes.

Quantas vezes vocês não se deparam com alguma mensagem ou pedido de "entre no meu blog novo de wrestling" ou "larga mão de gostar desta federação, porque é uma droga" ou até "a única federação de luta-livre que presta é a que eu vejo e ponto final"? Quem nunca viu brigas intermináveis em chats porque alguém estava defendendo o seu lutador favorito e acabou quase que apedrejado, porque não quis mudar de opinião? Essas e muitas outras coisas ocorrem e tornam um grupo, que poderia ser muito mais unido, em uma guerra de nervos total.

No momento em que a pessoa se apaixona pelo esporte em si, percebe-se que há uma vontade grande de buscar o máximo possível de informações sobre o que ocorre no mundo, descobre lutadores que gosta e outros que não gosta. Ou seja, forma conceitos. E quando se forma conceitos, tende a um perigo gigante de transformá-los em preconceitos e afastar muitas pessoas que poderiam ser fãs muito mais fervorosos do wrestling, ainda mais quando usam a desculpa de que "eu conheço wrestling a mais tempo que você" ou infantilidades do tipo, mostrando com isso que não existe ali um fã, mas uma pessoa que quer usar de um meio que gosta para sobrepujar os outros. Não que uma pessoa que é fã de wrestling tenha que ser um santo em vida, mas duas palavras têm que reinar em tudo que se faz, não só no meio em que habitamos, mas em tudo o que fazemos: embasamento e tolerância.

"Embasamento? Pra que isso?", alguém deve estar pensando. Quando falei antes que a pessoa, em seu começo no mundo do wrestling, busca conhecimento dos assuntos referentes, ela pode buscar essas informações em fontes não muito confiáveis - e a internet possui várias desse tipo - ou também pode buscar com outras pessoas que estão a mais tempo nesse meio, e elas podem querer ser tendenciosas para alguma coisa totalmente errada, e você acaba se deixando levar. Sem contar que você pode se tornar um brigão com mania de papagaio, que só tem aquela opinião sobre o assunto porque o outro disse, e acaba repetindo aquilo insistentemente, com medo de ser rejeitado pelo grupo que habita . Então, se faz necessário ter uma opinião sólida e com base.

Quanto a tolerância, é um assunto que deve ser visto principalmente por quem está a mais tempo nesse meio, mas pode ser pensado por todos. Afinal, se você odeia algo no wrestling e a outra gosta, não é motivo para que você quase fuzile-a com seus pensamentos, oprimindo o que ela pensa. Cada um tem o seu gosto e as pessoas terem esses gostos diferentes é que torna o mundo do wrestling mais interessante, pois você pode acabar achando um aspecto interessante naquilo que você não queria nem ver pintado de outro, e o outro também pode achar algo interessante no que você pensa e vocês acabarem compartilhando opiniões, discutindo saudavelmente e tolerando pensamentos.

Conheça, tolere, ame, viva o wrestling. Ser fã necessariamente passa por esses quatro pensamentos, porém quero que a reflexão passe pelos dois desses sentimentos mais "técnicos", pois o amar e o viver o wrestling só é ensinado no dia-a-dia, a cada passo dado, a cada conhecimento adquirido, a cada nova amizade feita em torno desse mundo que atrai a muitas gerações, nos atrai atualmente e continuará a atrair as pessoas por um longo tempo.




4 comentários:

HHH disse...

Bela crônica Spider, realmente nesse meio o que mais se encontra é discussões tolas e falta de tolerância. Eu por exemplo não gosto do John Cena e não faço questão de esconder isso, mas tbm não critico quem goste dele afinal gosto é gosto. Entro no fórum WM diariamente e me deparo com discussões do tipo, a mais recente foi de um user que disse que acha a SD! o melhor show de wrestling atual, e por isso foi extremamente excecrado, temo que saber tolera afinal nem sempre o que eu gosto é o que outro gosta. Mais um belo texto seu cara, parabéns.

C૯NαƬiѳท_54! » "U¢รɱ ?!" disse...

Aranha, eu concordo com vc em todos os aspectos ditos! Diferente de MUITOS aqui no blog eu curto o John Cena, até admito que ele não luta muito bem... Mas vivemos em um mundo onde opniões devem ser expressas e respeitadas, e até hoje, esse meu gosto é muito bem aceito pelo pessoal aqui! :)

Enfim, João meus parabéns pela crônica!! A cada segunda-feira você melhora ainda mais.

Nil_Y2N disse...

João tá de parabéns, suas crônicas são demais !

A cada segunda-feira você melhora ainda mais. [2]

Abre Aspas disse...

EU GOSTO MTO DO CENA E FICO IRRITADO QND CONSTANTEMENTE RECEBO DURAS CRITICAS POR ISSO EU POR EXEMPLO NAO GOSTO DO HHH MAS EU ACHO ELE UM GRANDE WRESTLER E RESPEITO QUEM GOSTE DELE
OTIMA CRONICA

 

Wrestlemaníacos 2009 ©