Homenageado da Semana

terça-feira, 10 de março de 2009


Nome: William Jason "Jay" Reso
Nascimento: 30 de novembro de 1973
Cidade natal: Kitchener, Ontario, Canada
Peso: 107 kg
Altura: 1,80 m
Estréia: junho de 1995
Treinadores: Ron Hutchinson, Dory Funk, Jr., Tom Prichard

Um dos primeiros nomes de Reso foi, Christian Cage, que é uma combinação dos nomes dos atores Christian Slater e Nicolas Cage. Treinado por Ron Hutchinson, , Christian começou na luta livre profissional em junho de 1995 em um combate contra Zakk Wyld um companheiro aprendiz de Sully's Gym em Toronto. Em 1997 foi parte da THUG Vida. Legend, Bloody Bill Skullion, Rhino Richards, Cage e seu amigo de infância Adam Copeland (Edge), formaram a Sexton Hardcastle. Copeland e Reso se conheceram no "Alto Impacto", e depois se juntaram em "The Suicides Blondes".

Reso chegou a WWF, com o nome de Christian. Seu debut na TV foi no dia 27 de setembro de 1998. Tempos depois, Christian (com estilo gótico) se juntou com Edge e Gangrel, conhecidos como The Brood.

O jeito gótico teve exito, porém pouco depois, Edge e Christian começaram a mostrar seu potencial. No No Mercy de 1999, Edge e Christian lutaram contra a New Brood (The Hardy Boys) em uma Ladder Match pelo Terri Invitational Tournament. Mesmo que os The Hardys tenham ganhado a luta, a carreira de ambas as equipes ganharam mais popularidade. Depois de um tempo sendo heels, Edge e Christian se redefiniram a si mesmos com uma gimick de surfistas. Após vencerem o WWF Tag Team Championship várias vezes, uma atrito sugiu entre os dois após Edge vencer o torneio King of The Ring. Christian parecia estar com ciumes, e insistia em levar o prêmio do Edge (troféu) ao ringue em tom de irônia. Seus verdadeiros interesses foram revelados depois que Christian e uma "equipe" atacaram Edge após perder uma luta contra The Rock valendo o WCW Championship.Os ex-parceiros de tag team entraram em feud pelo Intercontinental Championship por varios meses.

Christian começou sua carreira solo, passou a ser conhecido por ter ataques que raiva quando não conseguia ganhar uma luta. Depois de uma séria de derrotas, Christian anuncia que estava deixando de fumar (kayfabe). Diamond Dallas Page, não convencido de que ele tinha parado de fumar, o adotou como protegido. Depois disso, DDP acabou sendo traído por Christian e os dois se enfrentaram na Wrestlemania X8 pelo European Championship, porém ele foi derrotado e, mais uma vez, trouxe o prêmio ao centro do ringue. Christian então formou uma tag team com Lance Storm, por serem canadenses, e logo depois se uniu a Chris Jericho, que juntos venceram o Tag Team Championship. Durante este tempo Christian, The Rock "saltou" ao topo da Raw. Então Christian formou uma amizade com o mesmo e começou a fazer em comum a The Rock, por exemplo: chamar os fãs de "My Peeps" e também se alto chamar "The New People's Champion".

Ele usou seu novo carisma para derrotar Booker T no Judgment Day 2003 pelo, até então vago, Intercontinental Championship. No Raw da noite seguinte, apareceu junto a Chris Jericho no "Higlight Reel". The Rock interrompeu o "Highlight Reel", dizendo que ele é o único "Peoples Champion". Depois disso, Christian e Jericho atacaram The Rock, mas ambos acabaram tomando um Rock Bottom e também um Book End de Booker T.

No Final de 2003 Chris Jericho e Christian fizeram uma aposta de um dólar canadense para ver quem consiguiria transar com Trish Stratus ou Lita. Jericho conseguiu se juntar a Trish, gerando uma separação da tag entre y2j e o Capitão Carisma. No Wrestlemania XX numa luta entre eles, Trish invadiu e ajudou Christian a vencer. Depois se tornou sua noiva(no kayfabe).

Durante uma Steel Cage contra o y2j em 10 de Maio de 2004, Christian sofreu uma grava lesão, ficando 4 meses afastado. Ele voltou em 30 de Agosto de 2004, numa RAW, fora de sua feud com Jericho. Christian se tornou numa sensação, principalmente no Canadá e Reino Unido, nesse momento ele se denominou o Capitão Carisma, mas em 6 de dezembro de 2004, ele foi obrigado por Chris Jericho a lutar vestido de super herói. Ele então começou a usar Tyson Tomko como guarda-costas para "resolver problemas". Após esse acontecimento, ele voltou a lutar normalmente, mas ainda com o nick de Capitão Carisma. Christian ganhou muitos fãs e começou a chamá-los, após rivalizar um pouco com Cena, fazendo battle raps, e dizendo que ele é apenas um "poser", Christian foi catapultado pro main-event da RAW, e Cena da Smackdown! O Capitão Carisma lutou na Money in the Bank match, vencida por seu irmão(kayfabe) Edge.


Christian teve um bom papel nas promos da WWE visando o "WWE vai a Hollywwod". No Draft ele foi mandado pra a Smackdown!, substituindo o Big Show. Em uma de suas promos, disse que se adaptou bem a SD!, pois o show necessitava um canadense no roster, Cage esteve então nos main-events de RAW e Smackdown! na mesma semana. Após isso ele ganhou o próprio programa de entrevistas na SD! chamado "The Peep Show".

Em 31 de Outubro de 2005, Reso saiu da WWE. Segundo Dave Meltzer, foi pedido na hora uma renovação do contrato. Ele se negou a renovar, e sua última luta foi no show da Smackdown em Novembro de 2005. Apesar de deixar de fumar, Christian apareceria na Raw e no Taboo Tuesday 2005, como comprimento de suas obrigações na empresa. Como a WWE já havia anunciado a sua partida, foi claro em alguns shows cartazes escritos “Queremos Christian”. Contrariando os rumores de antes, Reso reivindicaria mais tarde durante sua estréia no PPV da TNA Genesis 2005 que a WWE no lowball e sobre sua oferta de contrato.

De feito, supostamente, lhe oferecem um salário “indispensável” para ficar. Ele havia tomado a decisão de abandonar a empresa muito tempo antes de seu contrato acabar, e havia um pré-contrato com a TNA antes de sua partida. Nessa saída, Reso fez várias críticas a empresa de Vince, citando a quantidade desproporcionada de tempo assinado por Paul Levesque (Triple H) e suas storylines mal contadas, e afirmando que se havia convertido a WWE, igual a WCW, “Antigo, vejo, e eles precisam de sentido”. Em Agosto de 2006, a WWE desafiou Reso pelo uso da gimmick de “Captain Charisma”, dizendo que vai causar confusão entre as empresas, pois essa gimmick foi criada para Christian enquanto ele trabalhava na WWE.

A empresa de Vince considera que qualquer coisa que a gimmick de Reso tinha pertencia a WWE. Como resultado disso, a WWE vendeu a gimmick de “Captain Charisma” para a TNA, e isso resolveu a questão. Do começo de 2007 em diante, Reso começou a ter a gimmick de “The Instant Classic”, mesmo que ele poderia usar agora a de “Captain Charisma”.

Christian debutou na TNA no pay-per-view Genesis de 2005, com seu ring-name original, Christian Cage. A estréia de Cage foi ao mesmo tempo da morte de Eddie Guerrero. Como uma homenagem, Christian usou uma vez o ring-name de “Guerrero Cage”. Cage estreiou no iMPACT! Em 19 de Novembro, ele participou de um confronto verbal com “The Alpha Male” Monty Brown. A primeira luta de Cage foi uma vitória contra a equipe do Canadá, que contava com a força de Bobby Roode. No final do Final Resolution de 2006, Cage se juntou com Sting e derrotou Monty Brown e Jeff Jarrett. Em 12 de Fevereiro de 2006, no PPV Against All Odds, Cage derrotou Jarrett e ganhou seu primeiro título mundial. No dia 2 de Abril do mesmo ano, Cage entrou em feud com Abyss depois de uma série de kayfabes. Mas essa feud acabou logo no Lockdown de 2006, quando Christian reteu seu título, mas Abyss o agrediu após a luta e tomou seu título, e depois Christian pegou de volta em uma Full Metal Mayhem Match.


Cage defendeu seu título contra Sting, Abyss, Ron Killings (R-Truth) e Jeff Jarrett no Slammiversary 2008, luta que teve a intervenção de Larry Zbyszko e Earl Hebner que ajudaram Jarrett a ganhar o título. Por causa disso, foi declarado uma reunião da empresa, que decidiu que Jeff Jarrett iria defender seu título contra o vencedor da 4 Way Dance entre Christian Cage, Samoa Joe, Scott Steiner e Sting.

Em Março de 2006, Cage lutou por três vezes no Reino Unido, para a 1PW. Sua primeira aparição, foi no dia 4 de Março, quando ele venceu Rhyno, nas Semifinais de um evento. Assim, Cage voltou ao Canada após essa aparição, para executar um projeto cinematografico. A explicação para a ausencia de Cage, foi uma match em que ele teve contra Abyss, falando que assim, ele teria se machucada. As suas proximas aparições, foram no Evento que ocorreu por duas noites, o Know Your Enemy, onde ele derrotou Steve Corino na primeira noite, quando na segunda ele perdeu uma Three-Way Dance pelo 1PW Heavyweight Championshp. Em maio de 2006, Cage fez alguma aparições pela ROH. Sua primeira aparição, foi no dia 12 de Maio, em Long Island, no show How We Roll, em uma Tag Team Match, juntamente contra Colt Cabana, contra Bryan Danyelson & Christopher Daniels. Christian & Colt ganharam a luta. Já na noite seguinte, Cage lutou em uma Match contra Daniels, ja qual ele perdeu após um Angel's Wings.

No Hard Justice 2006, durante uma suposta luta entre Sting e Jarret, Cage supostamente iria entrar para ficar ao lado de Sting, porém, o mesmo o acertou com um Guitar Shot, levando-o ao um heel turn.Assim, Rhyno o questionaria o porque de tal ato. Assim, iniciava uma feud entre os dois. A match entre os dois no No Surrender, acabou, após uam vitoria de Cage, que acertou um Unprettier em uma Chair. Assim, no Bound For Glory 2006, foi feita uma 8 Mile Street Fight entre os dois, onde Cage obteve mais uma vitoria.

Em uma iMPACT, Cage e Rhyno se enfrentaram em uma Six-Sides of Steel Barbed Wire Match. Cage ganhou novamente essa luta, pois após um violento Gore, a Steel Cage se quebrou, e assim, Cage caiu no chão primeiro. No Genesis 2006, Christian perdeu de AJ Styles. Foi ai, que durante um iMPACT, Cage se reuniu com um antigo amigo das epocas da WWE, Tomko, ajudando Cage a vencer uma Match contra Sting. Foi no Final Resolution 2007, que Cage ganhou o NWA Title, após ganhar de Abyss e Sting em uma Three-Way Match. Durante o Against All Odds 2007, Cage ganhou de Angle, defendendo seu Title, após uma interferencia de Scott Steiner e Tomko.

No Destination X, em 2007,Cage se tornou o terceiro homem na história da derrotar Samoa Joe por pinfall .Antes do combate, teve uma troca com wrestling japonês lenda The Great Muta.Em 2007, a equipe do próprio Cage, Abyss, Tomko, Steiner, e AJ Style, perdeu para Kurt Angle, Sting, Joe, Rhino, Sting e Jarrett ganhou quando pinfou Abyss. Devido à aquisição da pinfall, Sting ganhou NWA World Heavyweight Championship no PPV Sacrifique 2007. O iMPACT! A 3.
Em 13 de maio, Cage perdeu o World Heavyweight Championship "contra Kurt Angle e Sting, mais tarde naquela noite Sting, desempenhou o seu Ankle Lock, com sobre Cage. Na semana seguinte, em iMPACT! Os três homens alegaram ser campeão. Jim Cornette veio ao ringue e anunciou que nenhum dos homens era o campeão do Rei da Montanha que correspondia para o novo TNA World Heavyweight Championship. Cage descrito por derrotar Abyss via DQ, passou a perder no Slammiversary 2007, quando foi lançado fora da escada por Chris Harris, e começou uma feud com ele. Então Cage e Harris foram anuciados no Victory Road 2007, com a ajuda de Dustin Rhodes. Após vencer, Christian reiniciou sua rivalidade com Sting & Abyss. Isto levaria a uma tag team Ladder match no iMPACT!

A TNA anunciou que Abyss escolheria seu oponente no Judgment Day,logo ele escolheu Cage. A vitória ficou com Abyss. Em 16 agosto , Cage poderia se tornar o número um competidor para o World Heavyweight Championship. Porem Samoa Joe, que estava furioso com Cage,por que este alegava ser o verdadeiro campeão, foi trocado por Kurt Angle no Hard Justiça - AJ Style deixou de ajudar Cage , Abyss venceu o combate contra Cage quando ele e Joe lhe deram uma cadeirada.

No Hard Justice, juntamente com Rhino derrotou o Team 3D em um New Jersey Street Fight, pondo assim, um fim à sua feud.

Cage então derrota Styles para ganhar uma chance ao título numa luta que também envolveu o capeão Samoa Joe, Kurt Angle e Booker T. Devido a Hurricane Ike, Booker não pode participar do evento, mas Joe manteve seu título depois de alguma assistência do retorno de Jeff Jarrett. No Bound for Glory IV, Cage enfrentou Styles and Booker T num 3 Way Dance match, com vitória de Booker. Christian novamente enfrentou Booker T, desta vez no Turning Point, pelo TNA Legends Title, mas acabou perdendo e se juntando ao Main Event Mafia. No Impact! de 13 de novembro, Cage foi atacado pelo The Main Event Mafia, o que levou a uma lesão que o tornou inativo. Essa foi a sua última aparição na TNA. Seu contrato expirou e seu perfil foi retirado do site da TNA em janeiro de 2009.

Depois que o contrato de Cage com a TNA, a presidente da promoção Dixie Carter confirmou que ele havia re-assinado com a WWE.

Na ECW do dia 10 de fevereiro de 2009, ele fez seu retorno a WWE com seu antigo ring name “Christian” interrompendo o ECW Champion Jack Swagger. Na mesma noite, Christian derrotou o ECW Champion Jack Swagger num non-title match.

Na ECW do dia 24 de fevereiro de 2009, enfrentou o ECW Champion Jack Swagger pelo título, mas acabou perdendo a luta.

Títulos

- ECWA Heavyweight Championship
- ICW Streetfight Tag Team Championship (2 vezes)
- NTPW Pro Tag Team Championship
- PCW Heavyweight Championship
- SSW Tag Team Championship
- NWA World Heavyweight Championship (2 vezes)
- TNA World Heavyweight Championship
- WWF European Championship
- WWF Hardcore Championship
- WWF/E Intercontinental Championship (3 vezes)
- WWF Light Heavyweight Championship
- WWF/E World Tag Team Championship (9 vezes)

Vídeos

Hard Justice:
Parte01
Parte02
Parte03

Bound of Glory:
Vídeo

Turning Point:
Vídeo

Retorno de Christian na ECW:
Vídeo

Jack Swagger vs. Christian non-title match 10/02/2009:
Vídeo

Jack Swagger vs. Christian pelo ECW Championship:
Vídeo

Edge e Christian vs The New Brood (Hardy Boys) :
Vídeo

Christian vs Edge Ladder Match pelo Intercontinental Championship:
Parte01
Parte02
Parte03

Christian vs DDP pelo European Championship :
Vídeo

Judgement Day 2003, Battle Royal pelo Intercontinental Championship:
Parte01
Parte02
Parte03

Highlight Reel com Christian e The Rock :
Parte01
Parte02

Tributos:
01
02
03
04
05

4 comentários:

Unknown disse...

Ele tem potencial para ser main eventer de qualquer brand.

Johnny disse...

Concordo Gabriel

Anônimo disse...

Ninguem reconheceu ele quando ele voltou na ECW. Mas pelo menos ainda há chance de salvar a brand extreme.

Anônimo disse...

Eu acho que ele tem que ficar na ECW porque não e toda hora que vem alguem bom para a brand extreme então como a SMACKDOWN ea RAW ja tem muitos lutadores boms

 

Wrestlemaníacos 2009 ©